terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Os desafios que acompanham o chamado do Senhor


Autor: Robson T. Fernandes


Deus fez o homem para que este se relacione Consigo, na base do amor, temor e reverência. Com isso, o homem será mais que vencedor, em Cristo Jesus, que é o Caminho para se achegar a Deus. Por isso, Deus deseja que você vença todos os seus desafios.


1Sm 17: 33-37


“Saul, porém, disse a Davi: Não poderás ir contra esse filisteu para pelejar com ele, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade. Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho, eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca; levantando-se ele contra mim, segurava-o pela queixada, e o feria e matava. O teu servo matava tanto ao leão como ao urso; e este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.”


Deus nos faz sete chamados:


1. Salvação – Is 1:18;Rm 10:3-14; Mt 11:28.
2. Santificação – Tg 4:4; 1 Pe 2:9; 1 Jo 2:15-17; 1 Ts 4:3.
3. Dedicação – Rm 12:1-2.
4. Serviço – Rm 10:15-17; Is 6:8; Mt 28:18-20.
5. Sofrimento – Tg 1:2-4; 2 Co 1:3-8; Rm 5:3.
6. Aconselhamento – Gl 6:1; 1 Co 2:11-3:3; Cl 3:16.
7. Maturidade – 2 Pe 1:3-8.


Sobre esses chamados, gostaria de falar acerca de possíveis dificuldades que surgem no caminho e das atitudes corretas diante deles.


1. Desafios, Descredibilidade e Desconfiança


“Saul, porém, disse a Davi: Não poderás ir contra esse filisteu para pelejar com ele, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.”


Diante do problema surgido com os filisteus essas foram as atitudes de Saul: descredibilidade e desconfiança.


Descredibilidade porque temeu e não acreditou que Deus pudesse trazer solução. Desconfiança porque no momento em que Deus traz uma solução, Saul pensa que era fraca e não “daria conta do recado”.


Saul enxergou a grandeza do problema mas não o poderio de Deus, pois Ele usa coisas simples para confundir as complicadas e fracas para vencer as fortes. Deus não age na força do braço e muito menos na força da língua. Ele age na força de Seu poder.


2. Obediência, Serviço e Caráter


“Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai”


No momento em que Samuel vem ungir Davi todos os seus irmãos estavam em casa descansando, mas Davi estava trabalhando, ocupado com as coisas de seu pai.


Essa sempre foi uma característica de Davi, o trabalho, disposição e sinceridade.


Davi era obediente a seu pai, portanto, estava trilhando o caminho do princípio bíblico que nos ensina que as coisas sempre começam do menor para o maior. Se ele aprendeu a obedecer seu pai saberia obedecer a Deus.


Davi cuidava das ovelhas de seu pai, portanto, estava aprendendo a pastorear. Estava prendendo a se sacrificar pelo seu rebanho.


Obediência e ocupação com a coisa certa são chaves mestras que abrem portas importantes no Reno de Deus.


Davi “apascentava”, e é exatamente para isso que lhe chamou, para apascentar o rebanho de Deus.


3. Coragem, Disposição e Compromisso


“e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho, eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca; levantando-se ele contra mim, segurava-o pela queixada, e o feria e matava. O teu servo matava tanto ao leão como ao urso”


Apascentar significa: guardar durante o pasto, doutrinar, alimentar, suster.


Apascentar significa cuidar de alguém ou de um grupo enquanto este cresce, mas para isso é preciso que o ‘apascentador’ esteja pronto para realizar sacrifícios sem reconhecimento, empreender lutas em prol do bem estar do rebanho, dar a própria vida em benefício daquele que é pastoreado.


Para muitos isso pode parecer uma utopia, fantasia ou até falta de experiência, mas para a Bíblia esses são requisitos básicos para que o apascentador, para que aquele que foi chamado seja aprovado por Aquele que chamou.


Para muitos isso pode parecer algo difícil de alcançar, mas é justamente isso que o Senhor requer daquele que é chamado.


É preciso ter a atitude certa, mesmo que isso custe um preço.


A prioridade de Davi não era matar o leão ou urso, mas salvar a ovelha. Depois, ele matava o leão ou urso.


Davi sabia como agir, porque a Bíblia diz que ele “segurava-o pela queixada, e o feria e matava”. Ou seja, é preciso saber como lutar, segundo a força e a sabedoria que Deus nos dá.


Davi não lutava de qualquer jeito, mas ele sabia lutar da forma correta.


“e este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.”


Davi soube por em prática o seu aprendizado, e na hora certa soube associar a fé com as obras e por isso recebeu a aprovação Divina.


“Vai, e o Senhor seja contigo”
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário